Temas

O V Seminário Ibero-Americano CTS (V SIACTS) constitui a 9.ª edição do Seminário CTS, celebrado pela primeira vez na Universidade de Aveiro (Portugal), em julho de 2000. Até 2008 este Seminário foi Ibérico e ocorreu alternadamente em Portugal e Espanha. Durante a sua quarta edição, em 2006, na Universidade de Málaga, decidiu-se que o V Seminário Ibérico, a realizar em Portugal, em 2008, seria alargado aos investigadores da América Latina e corresponderia simultaneamente ao I Seminário Ibero-americano. O II Seminário Ibero-americano, em 2010, foi o primeiro a ocorrer na América Latina, na Universidade de Brasília (Brasil). O III SIACTS decorreu em Madrid e o IV SIACTS em Bogotá (Colômbia).
Com a criação da Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência (AIA-CTS) e a eleição dos seus Órgãos Sociais em 2012, a Associação passou a ser co-organizadora dos Seminários juntamente com a Instituição anfitreã.

Tal como os Seminários anteriores, o V SIACTS configura-se como um espaço de debate académico sobre o campo de investigação das interrelações Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino / educação em Ciências, centrando-se no papel da investigação e da inovação como forma de alcançar uma educação em ciências de qualidade.

Com o tema geral escolhido “Novos Desafios Societais no Ensino das Ciências e Tecnologia” pretende-se destacar a importância de contextos sociais e problemáticas atuais no ensino das Ciências e Tecnologia e, daí, a necessidade de discutir e aprofundar trabalhos e reflexões desenvolvidas pelos participantes nos seus grupos e projetos de investigação. A educação CTS é encarada como uma via para concretizar o ensino das Ciências orientado para uma literacia científica crítica dos alunos e o caminho para uma educação para a Cidadania e para o Desenvolvimento Sustentável. O intercâmbio científico favorecido pela proximidade das línguas ibero-americanas será uma mais-valia do Seminário.

Através dos temas escolhidos para o V SIACTS pretende-se focar as abordagens em questões mais específicas, tais como a formação de professores, os currículos escolares e a educação para a sustentabilidade.

Tema 1: Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?
Tema 2: Integração de conteúdos CTS nos currículos – Como estamos nos países Ibero-americanos?
Tema 3: Literacias e Sustentabilidade – E depois das Décadas?